Enio IXI – O Elo Real Transforma
03/12/2025 - 19:00 - 20:30

GRATUITO
Quando: 03/12 – 19h
Enio apresenta show-ensaio aberto no Teatro Gamboa
O cantor e compositor Enio realiza um show-ensaio aberto no Teatro Gamboa, onde voz e guitarra se encontram para criar pontes entre memórias e o que ele chama de “futuro-presente”. O palco ganha atmosfera íntima: cada frequência se mistura a afetos compartilhados, e o público participa ativamente de uma obra em construção.
Mais do que espetáculo, é processo vivo. Cada música é tijolo, cada encontro um passo no alicerce dessa morada artística. O repertório está em movimento, resultado da residência do disco Elo Real Transforma, que convida o público a testemunhar a arte nascer diante de seus olhos.
Esse show-ensaio integra a residência artística de Enio, que será realizada no Teatro Gamboa de setembro a dezembro, onde semanalmente o artista reúne pessoas, artistas e não-artistas, para acessar a vida, o afeto e os elos que atravessam a experiência criativa. Cada encontro é também um laboratório vivo, em que diferentes vozes, trajetórias e sensibilidades se entrelaçam, dando forma a um processo coletivo de expressão que transborda para o palco.
Além da residência, estão agendadas apresentações dentro desse percurso de construção do show: 01 e 08 de outubro, 06 de novembro e 03 de dezembro, sempre no Teatro Gamboa.
O show-ensaio se apresenta como um ambiente de experimentação entre música, tecnologia e humanidade. Uma vivência de diálogo aberto, onde artista e público pesquisam juntos a potência do instante, porque o elo real se faz no encontro.
SOBRE ENIO
Enio Silva Nogueira, conhecido artisticamente como ENIO, é músico, compositor, produtor musical, designer e diretor criativo baiano. Com mais de dez anos de carreira, já lançou dois álbuns autorais e conquistou o Prêmio Caymmi com o disco Axé. Artista atuante no cenário contemporâneo da música baiana, Enio coleciona colaborações de destaque: dirigiu musicalmente nomes como Margareth Menezes, Luedji Luna, Mano Brown, Tassia Reis, Larissa Luz e o grupo AYABASS, além de ter contribuído com bandas como Ifá Afrobeat e o pianista Zé Manoel.
Sua trajetória se estende também para o audiovisual, o teatro e a curadoria de grandes festivais. Foi diretor musical do espetáculo Pequeno Manual Antirracista, inspirado na obra de Djamila Ribeiro, compôs trilhas para o cinema baiano, como Beleza da Noite (Cecília Amado), e assinou curadorias em festivais como Afropunk Bahia, Novíssimos Labs e Salvador Capital Afro, além de ser sócio e curador do Tranquilo Salvador. ****Criador do selo criativo IXI, atua como articulador de conexões entre música, artes visuais, moda e tecnologia, consolidando-se como uma das vozes mais inventivas da cultura afro-contemporânea de Salvador.
SOBRE O PROJETO “O ELO REAL TRANSFORMA”
“O ELO REAL TRANSFORMA” é mais do que um álbum: é uma experiência sensorial expandida que rompe fronteiras entre música, arte, tecnologia e design. Estruturado como um audiobook interativo com nove faixas autorais, o projeto integra cada canção a uma plataforma distinta, de performances ao vivo a hologramas, de sample packs a minidocumentários, de lambe-lambes urbanos a moda autoral.
Com previsão de lançamento em março de 2025, o disco reúne participações de nomes como Margareth Menezes, Lazzo Matumbi, Attooxxá, Hiran, Nêssa e Mateus Aleluia, em um verdadeiro encontro intergeracional da música afro-brasileira. Produzido pelo próprio Enio e com engenharia de som de Paulinho Rocha (ganhador do Grammy Latino), o projeto propõe um diálogo vivo entre tradição e inovação, entre griôs e juventudes, entre o físico e o digital.
Mais do que repertório, o ENIO IXI constrói um ecossistema cultural híbrido e sustentável, que busca engajar milhares de pessoas em múltiplas plataformas, reforçando Salvador como polo criativo afro-contemporâneo e expandindo a cultura negra brasileira para o cenário global.
Os ingressos podem ser retirados diretamente na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo.
Para assistir online, clique no link abaixo:



