Cantigas de Candomblé em Ópera
05/12/2025 - 19:00 - 20:30

Quando: 05/12 – 19h
Uma proposta que combina o canto tradicional do Candomblé (culto animista de origem africana) com a técnica do canto lírico, oferecendo uma experiência única que conecta o ancestral ao contemporâneo.
Esse projeto foi criado pelo Núcleo de Ópera da Bahia e apresentado na França em 2019 e no Brasil em 2024. O repertório inclui canções do Candomblé e música sincrética. Os cantos puros da tradição africana são apresentados em uma mistura onde várias vozes produzem um novo encantamento sem abandonar a energia da origem.
“São canções de origem cultural africana e preservadas nas memórias profundas do ser afro brasileiro, mas cantadas com vozes e modulações da música lírica. O objetivo não é perder o encanto da origem, nem abandonar a energia hipnótica das percussões, mas adicionar camadas de significado.”
Aldo Brizzi
Sob concepção artística e supervisão de Aldo Brizzi, o espetáculo reflete o compromisso do Núcleo de Ópera da Bahia em promover uma ópera com raízes afro, consolidando sua trajetória como uma companhia única na cena artística brasileira.
Núcleo de Ópera da Bahia
Vozes: Josehr Santos, Irma Ferreira, Graça Reis
Participação: Milla Franco
Percussão: Alin Gonçalves, Luan Badaró, Brenda Silva
Violão: Ruan de Souza
Direção musical: Aldo Brizzi



